Introdução
A tela lançamento diário é responsável por coletar os dados de irrigação, dados climáticos e juntamente com os dados de configurações de cada parcela, gerar os dados e recomendação de manejo de cada parcela.
Geral
O lançamento diário é feito pelo usuário sempre com um dia a menos que o calendário atual, ou seja, se hoje for dia 18/02 o usuário só poderá lançar até o dia 17/02. Isso porque o sistema precisa dos dados de média diária de clima consolidados, e isso só é possível quando a estação possui as 24 horas de dados. Há a possibilidade de o usuário deixar o lançamento em aberto por vários dias, não existe uma regra que bloqueio ou que exija que ele atualize o lançamento.
Parcelas
O sistema deve buscar sempre a parcela ativa naquele dia, e quando a parcela finaliza o manejo ela não deve mais aparecer há não ser por algumas exceções, são elas: Quando o usuário precisa acessar o lançamento de uma parcela que já encerrou o manejo, no filtro da tela ele deve colocar o dia e marcar a flag “Incluir parcelas encerradas”, dessa forma ao filtrar o sistema vai listar todas as parcelas ativas naquele dia. Existe uma outra exceção relacionada ao caso anterior, pois existe casos em que a parcela finaliza o manejo, mas o usuário deixa de salvar alguns ou todo os dias de ciclo da parcela, nesse caso se o usuário voltar em algum lançamento anterior marcando a opção de “Incluir parcelas encerradas” o sistema deve voltar na data mais antiga com lançamento atrasado, para que o usuário lance os dados de irrigação daquela parcela. Outro detalhe, a parcela começa a aparecer no lançamento a partir da data de início de manejo, pois no cadastro de parcela existe a data de plantio e a data de início de manejo, e em alguns casos a data de plantio é anterior a data de início de manejo.
Dados de clima
O sistema usa os dados de média diária da estação vinculada a fazenda o cadastro da fazenda. Apenas o perfil consultor e administrador visualizam e editam os dados de clima na tela lançamento, e se o usuário (consultor ou adm) editar algum dos parâmetros de clima o sistema vai considerar os dados editados no manejo. Se a estação não conseguir gerar os dados de média climática da estação, o sistema vai replicar os dados de média do dia anterior, e exibir o seguinte alerta na tela lançamento “Há problema com a estação, contate o consultor.” dessa forma o usuário não fica bloqueado de lançar os dados de irrigação, mas também é avisado que a estação está com problema. Caso usuário cadastre uma parcela que na data de início de manejo a estação não possua dados, o sistema vai exibir a mensagem “Não há dados meteorológicos para esse dia.” e não vai permitir o usuário lançar os dados de irrigação.
Sensor de solo e pluviografos
O sistema permite integrações com algumas marcas de pluviografos e sensor de solo. Ao integrar esses dados eles aparecem no lançamento diário, os dados de sensor de solo não alteram os dados de manejo das parcelas, mas os dados de pluviografos possuem uma regra específica. Se a parcela tiver plufiografo integrado a ela, na tela lançamento o sistema irá puxar a chuva do pluviografo e exibir na coluna “Precipitação”, independente se a estação registrou chuva ou não, o dado de chuva do pluviografo é superior ao da estação.
Campos que a tela possui
Os dados são organizados em linhas e colunas, cada perfil acessa determinada colunas:
Precipitação
Essa coluna é responsável pelo lançamento de chuva, ao lado do nome da coluna é informado um valor de chuva, esse valor é o registrado pela estação. Abaixo do nome da coluna e do valor de chuva tem a flag “Utilizar” que caso o usuário a marque o sistema replica o valor de chuva o valor para todos os campos de precipitação de cada parcela. O usuário pode editar o valor de chuva de cada parcela, mesmo esse valor sendo replicado pelo botão utilizar ou advindo da integração de algum pluviografo. Tempo irrigado, Lâmina e % realizado: Essas 3 colunas são usadas para lançar o valor de irrigação, elas são relacionadas de forma instantânea por exemplo, se o usuário lançar o valor de irrigação em milímetros, automaticamente o valor é convertido para tempo e % e vise e versa. O usuário pode optar por deixar os campos sem lançar, quando isso acontece nos cálculos de manejo o sistema considera zero para os três campos.
Informar Evento
Este campo tem uma complexidade maior, quando o usuário clicar sobre o ícone abre uma outra tela que lista vários eventos separados por categoria, que são previamente cadastrados na tela Problemas (irrigação). O usuário pode marcar quantos eventos ele achar necessário e esses apontamentos não têm influência nos cálculos de manejo exceto pelo evento “Voltar Ciclo” , que é utilizado em culturas perenes.
Umidade de Solo
Este campo é uma lista que exibe as seguintes opções: capacidade de campo, umidade plena 1, umidade plena 2, umidade moderada, faixa de segurança, déficit moderado, déficit severo, pmp. Esse campo aparece somente para os usuários com perfil consultor e administrador e o objetivo dele é calibrar o parâmetro umidade de solo do gráfico de manejo, e ele pode ser usado manualmente se o usuário consultor ver a necessidade de calibração. Dessa forma ele vai escolher a faixa de umidade e vai marcar o flag que fica ao lado do campo. Outro momento que esse campo é usado é quando o consultor faz o relatório de visita da fazenda, no aplicativo ao marcar a umidade da parcela e sincronizar a visita a umidade “sobe” para o lançamento diário, sempre um dia antes da data da visita, se o consultor quiser que o valor de umidade seja considerado no manejo ele deve marcar a flag e salvar o lançamento novamente. Cada faixa na verdade é um valor de umidade de solo %, para calcular esse valor o sistema usa dos dados de capacidade de campo, ponto de murcha do cadastro de solo vinculado a parcela e o valor de f da variedade vinculada a parcela, os cálculos podem ser consultados nesta planilha.
Umidade de solo (Vol)
Este campo é apenas para impt do valor de umidade em base volumétrica, o valor informado nesse campo não tem influência no gráfico de manejo.
Sensor 1, sensor 2, sensor 3
Os valore de sensores de solo só aparecem caso seja vinculado uma integração de sensor de solo com a parcela, eles também não influenciam nos cálculos de manejo.
Pluviometro
Só aparece valor de precipitação nesse campo se a parcela tiver alguma integração com pluviografos. Caso haja o valor aparece neste campo e no campo precipitação.
Quando o lançamento é salvo pelo usuário o sistema realiza o cálculo de todas as variáveis de manejo usando os dados de clima, irrigação e precipitação imputados no lançamento. Essas fórmulas estão disponíveis nos documentos Cálculo de Manejo 1 e Cálculo de Manejo 2.